O Ozempic viralizou na internet após vários famosos terem declarado o seu uso para conseguirem Emagrecer. Mas será que este medicamento realmente Emagrece?
Mas primeiro, precisamos entender o que é de tão milagroso que “esta caneta emagrecedora” tem, para ter virado a nova sensação para quem deseja emagrecer.
2. O que é o Ozempic?
O medicamento tem como princípio ativo a semaglutida, uma caneta de aplicação semanal, desenvolvida por uma empresa dinamarquesa chamada Novo Nordisk.
Este remédio que foi desenvolvido para tratamento da Diabetes tipo 2, e devido seu grande poder em diminuir apetite e perda de peso, tem sido usado para tratamento da obesidade de forma off-label – ou seja, quando a recomendação não está prescrito na bula, mas é permitido pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).
3. Apresentações Comerciais
A Semaglutida pode ser encontrada em formulações tanto injetáveis quanto oral.
Nas versões injetáveis temos o Ozempic com apresentações de 0,25 mg, 0,50 mg e 1 mg, e também o Wegovy, que já foi aprovado pela Anvisa para tratamento de Obesidade, mas ainda não está disponível para venda nas farmácias do Brasil.
Na formulação oral temos o Rybelsus, com apresentações de 3 mg, 7 mg, 14 mg, mas não induz uma perda de peso satisfatória como as versões injetáveis.
– Como Funciona no nosso Corpo?
A semaglutida, um análogo de GLP-1, tem como principal mecanismo reduzir o açúcar no sangue, através da estimulação da secreção de insulina e diminuição da secreção de glucagon quando o a glicose sanguínea estiver alta.
Sua longa ação permite que seja feita aplicações semanais feitas por via subcutânea (denbaixo da pele), sendo os melhores locais de aplicação a região da barriga (abdome) e face interna da coxa.
– Efeitos no Peso Corporal
A obesidade é um fator fundamental na etiologia da Diabetes, associado ao aumento de risco cardiovascular e diminuição da expectativa de vida.
Estudos mostraram uma perda de peso superior, quando comparada a outros medicamentos, sendo que houve uma perda de massa de gordura até três vezes maior que de massa magra.
Além disso, outros benefícios foram evidenciados como a redução da Hemoglobina Glicada no Diabetes, Diminuição da Pressão Arterial e benefícios cardiovascular e renal.
4. Como Usar o Ozempic?
Este medicamento deve ser prescrito exclusivamente por médicos, junto de prescrição nutricional (dieta) e exercícios físicos, além de acompanhamento multidisciplinar, com Nutricionista, Psicólogo e Educador Físico.
O medicamento em si não emagrece, ele age inibindo de uma forma potente o apetite, fazendo assim com que aja diminuição da fome, menor ingestão de calorias, aumentando o déficit calórico, e perda de peso.
Deve ser usado conforme prescrição médica
– Quem não pode usar este medicamento?
- Crianças;
- Grávidas e lactentes;
- Pessoas Alérgicas a semaglutida;
- Quem teve História de Câncer Medular de Tireoide ou tem caso na família;
- Quem tem Pandreatite;
– Efeitos Colaterais
Os efeitos colaterais mais comum são:
- Náuseas;
- Vômitos;
- Diarréia;
- Constipação (Intestino Preso);
- Dores Abdominais;
- Tonturas;
- Fadiga;
Efeitos menos comum:
- Erupções subcutâneas;
- Cálculo Biliar;
- Depressão;
5. Quais os riscos de tomar a medicação sem Prescrição Médica?
Quando esse medicamento é tomado sem prescrição e indicação médica, pode acarretar diversos problemas como erro na dosagem, aumento de feitos colaterais, e até mesmo uma dependência psicológica, onde se acredita não conseguir mais perder peso sem medicamento.
Após interrupção do uso da medicação, o apetite volta ao normal em meses, ou até mesmo em semanas, com isso a falta de estratégia na retirada da medicação favorece a novo reganho de peso.
Então, pessoas que buscam a perda de peso exclusivamente por estética, sem prescrição médica, provavelmente ganharão peso após interromper o uso do medicamento sem uma estratégia de mudança no comportamento alimentar e inclusão de atividade física na rotina.
Leia Também:
https://www.drevertonabrantes.com.br/2024/06/15/como-emagrecer-com-saude/
Fonte: